quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Disputa HD DVD x Blu-ray segue indefinida



Após um ano e meio de vendas, pesquisa mostra que não há definição sobre qual formato vai predominar.

Um estudo produzido pelo instituto Adams Media Research e publicado pelo jornal The New York Times, revela que mesmo após 18 meses de intensa competição nas lojas de varejo do mundo, ainda não há uma definição sobre qual formato de DVD de alta definição vai prevalecer no mercado.

O Blu-ray, desenvolvido pela Sony, vinha conquistando vantagem nos últimos meses, especialmente por oferecer mais conteúdo disponível para os usuários. A pesquisa mostra que nas redes de aluguel de DVDs Blockbuster e Netflix, nos Estados Unidos, o Blu-ray representa 70% do volume de aluguéis, frente 30% do HD DVD.

Estão disponíveis em Blu-ray sucessos como a animação Ratatouille, da Disney/Pixar, e o longa Spider-Man 3. Ao lado do HD DVD, no entanto, permanecem grandes estúdios como DreamWorks, Paramount e Universal.

A pesquisa da Adams Media aponta ainda que, durante as compras de Natal de 2007, foram vendidos nos Estados Unidos mais tocadores HD DVD do que Blu-ray. A estimativa é que 578 mil players HD DVD tenham sido vendidos no país no final do ano, frente 370 mil tocadores de Blu-ray.

Ainda devem pesar nesta disputa as vendas de consoles de games e notebooks. O Playstation 3 (com Blu-ray) tem desempenho de vendas não muito diferente do Xbox 360 (com HD DVD), diz o estudo.

Já no segmento de notebooks, o HD DVD leva vantagem, pois a Toshiba, desenvolvedora do padrão, consegue oferecer drive de HD DVD mais em conta que o padrão competidor, o que está lhe garantindo vantagem neste segmento.

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