quinta-feira, 13 de março de 2008

Erros imperdoáveis num currículo



Um currículo pode não garantir a vaga, mas precisa ser bem feito para abrir as portas para uma entrevista num processo de seleção.

Alguns detalhes podem tirar as suas chances de seleção. Seja uma informação errada, uma mentirinha inocente ou a falta da informação que realmente interessa.

Na edição de março, a INFO traz uma matéria falando dos 7 erros que devem ser evitados num currículo. Aqui no blog vou citar 3 deles.

1- Você sabia que algumas pessoas deixaram de ser contratadas pelo Google porque o e-mail que colocaram no currículo estava desatualizado? Essa informação me impressionou bastante. Até então, achava que a atualização dos dados era algo óbvio para candidatos a uma vaga. Acontece que muitas vezes o currículo não é selecionado imadiatamente. Ele vai para um banco de dados e meses depois o candidato é chamado. Por isso, a dica é: evite colocar número de celulares ou endereços de e-mail que mudem com freqüência.

2- Citar as tecnologias e linguagens que você domina não é suficiente. Procure incluir no seu currículo os projetos que participou. Não se esqueça de citar o quanto a empresa ganhou com ele e, se for o caso, quantas pessoas estavam sob seu comando.

3- Qualquer mentira está fora de questão. Se você não domina Java, não adianta incluir a linguagem no currículo. Se o seu inglês é macarrônico, nem pense em colocá-lo como fluente no seu currículo. Mais cedo ou mais tarde a mentira será descoberta. Ruim para a empresa, que perde tempo com a entrevista, e pior para o candidato, que é desmascarado em plena seleção.
silvia balieiro - 10/03/2008

Nenhum comentário: