sábado, 16 de fevereiro de 2008

Nvidia ataca nos celulares




As funções multimídia dos smartphones e companhia estão ganhando mais um componente de peso. A Nvidia, marca sangue azul das placas de vídeo, vai entrar na disputa dos processadores para celulares. Hoje esse mercado é comandado por fabricantes como a Samsung, a Freescale (spin-off da Motorola) e a Texas Instruments.

A idéia da Nvidia é aproveitar melhor recursos como vídeos, música, 3D e a própria navegação na web nos aparelhos. A estratégia da empresa não foi partir do zero. O processador para celulares sai da compra da PortalPlayer, anunciada em novembro de 2006, por um valor de 357 milhões de dólares. Boa parte do mercado da empresa adquirida estava nos players – 90% de suas vendas eram para a Apple.

O novo processador da Nvidia é o APX 2500, que já incorpora tecnologias da badalada GeForce. A Microsoft também participou do desenvolvimento de perto, até para incrementar as funções multimídia do seu sistema Windows Mobile. A expectativa é que os primeiros celulares equipados com o processador cheguem ao mercado em 2009.

Nenhum comentário: